Zé da Ecler 08/05/2024 Esta notícia teve 45 visualizações

CCP de Matinhos renasce após década de abandono e forma profissionais em diversas áreas

CCP de Matinhos renasce após década de abandono e forma profissionais em diversas áreas

Novos caminhos: CCP de Matinhos oferece formação profissional a quase 500 alunos em um ano

O CCP – Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mario Braga, em Matinhos, completou um ano de atividades no último mês de agosto, formando quase 500 novos profissionais em diversos cursos oferecidos pela instituição. O prefeito José Carlos do Espírito Santo, conhecido como Zé da Ecler, destaca o impacto positivo do centro na vida dos moradores, afirmando que ele se tornou "um sonho que se tornou realidade e tem transformado a vida de centenas de moradores".

Localizado no bairro Tabuleiro, o CCP, que antes estava abandonado há mais de uma década, foi revitalizado e transformado em um importante centro de formação profissional. Com uma nova proposta de atuação, busca não apenas formar novos profissionais, mas também impulsionar o mercado de trabalho local.

De acordo com o prefeito, a missão do CCP é ser não apenas um espaço de formação, mas também um impulsionador do mercado de trabalho em Matinhos. No último ano, aproximadamente 14 turmas foram implementadas, oferecendo uma variedade de cursos para a comunidade.

O coordenador do CCP, Lielto Ramos, explicou que, além dos cursos ministrados nas dependências do centro, também foram realizadas aulas em outros locais de atendimento à população. "Por meio de parcerias, foram ministrados cursos em diversos equipamentos da Assistência Social, como capacitações de confeitaria, panificação, compota, entre outros, oferecidos por parceiros como SENAC, SENAI e SENAR Paraná", destacou.

Ramos ressaltou a importância do investimento da Administração Municipal na capacitação da população, especialmente dos moradores em situação de vulnerabilidade social. "Se a Prefeitura dá essa oportunidade para pessoas que não têm uma profissionalização para trabalhar na temporada ou fora dela, isso representa uma chance de vida, possibilitando trabalho e renda com mão de obra capacitada", afirmou.

No último dia 29, 340 alunos receberam certificados de formação em 27 capacitações promovidas ao longo de 2023. Danilo de Freitas, um dos formandos, expressou sua gratidão pela oportunidade de aprendizado. "Foi uma coisa maravilhosa. Foi fantástico ter uma condição melhor de profissão, pois até então a gente não tinha esse espaço, e estamos muito gratos por termos tido esse conhecimento e essa oportunidade de aprendizado aqui", disse.

Entre os alunos formados pelo CCP, cada história é única e inspiradora. Yara Santos Cunha, ex-aluna do curso de Panificação, compartilhou sua experiência e satisfação com o aprendizado. "Eu gostei, foi bem legal! Aprendi uma coisa que nunca imaginei que fosse fazer; panetone. Acho que é algo difícil, é para quem é profissional mesmo, e em dois dias aprendi a fazer. Até hoje faço e dá para ganhar dinheiro com isso", afirmou.


Comentar essa Notícia